21 de junho de 2012
Cuidado com os planos de saúde
A
cada dia os usuários dos planos de saúde têm tido mais dificuldades
quando precisa utilizar os serviços oferecidos pelas operadoras. Eles
devem ficar atentos e denunciar as negativas de atendimento, demora ou
recusas de liberação de exames ou cirurgias, reajustes abusivos,
descredenciamentos de profissionais de saúde, hospitais e laboratórios,
entre outras irregularidades. De
acordo com os dados do Procon-Recife, aumento abusivo, ajuste de preço e
demora na marcação de consultas são as queixas mais registradas contra
as operadoras de planos de saúde. Além da Lei 8.078/90
(Código de Defesa do Consumidor), os consumidores dispõem de legislação
reguladora de conduta para as empresas de saúde suplementar e devem
fazer valer seus direitos, quando se sentirem lesados. Para
garantir os direitos, o usuário deve, em primeiro lugar, ler
atentamente as cláusulas antes de assinar o contrato, guardar a segunda
via, e verificar se a operadora tem registro na Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS) pelo telefone 0800.701.9656. Outra dica
importante é escolher a empresa que melhor atenda as necessidades da
família na questão de preços, rede credenciada e cobertura dos serviços
médicos. Segundo a legislação em vigor, os planos de saúde não podem
recusar nenhum cliente, seja idoso, com doença preexistente ou qualquer
outro motivo. O
Procon-Recife funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua
Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Além do atendimento presencial, os
consumidores dispõem do telefone 0800.281.1311, e do e-mail procon@recife.pe.gov.br.
Para facilitar o atendimento, apresentar cópias da nota fiscal,
contrato, ordem da carta de cobrança e propaganda ou carnês, de acordo
com o motivo da queixa. Foto:Firmino Caetano Junior. Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade do Recife.
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